28 de Fevereiro de 1984: Apresentado o Ferrari 288 GTO
O Ferrari 288 GTO, apresentado a 28 de Fevereiro de 1984, pode ser visto como o primeiro dos hiper-desportivos dos tempos modernos, uma espécie de avô do actual LaFerrari...
Foi realizado com base no 308 GTB, que a Michelotto Automobili desenvolveu para a competição. Foi desenvolvido por Mauro Forghieri em colaboração com os engenheiros da Michelotto e, se o aspecto manteve a imagem que a Pininfarina criou para o 308 GTB, as alterações são mais do que evidentes.
O motor V8 viu a cilindrada reduzida para 2.855 cc (veio a dar origem ao motor dos Lancia LC2 do Mundial de Sport Protótipos) com turbos IHI, montado em posição longitudinal em contraste com a montagem do conjunto motor/caixa do 308 GTB, que surgia em posição transversal.
O 288 GTO foi o primeiro Ferrari de estrada equipado com uma injecção electrónica derivada da que era utilizada na F1. Com 400 cv de potência e 490 Nm de binário, a Ferrari reivindicou uma velocidade máxima de 305 km/h, 4,0 segundos para passar de 0 a 100 km/h e a possibilidade de cumprir 400 metros em 12,7 segundos.
Foram construídas 272 unidades, todas no clássico "Rosso Corsa" e foram todas vendidas ainda antes de serem produzidas. O sucessor deste coupé foi o F40, apresentado em 1987...